Hitachi apresenta chip do tamanho de um grão de areia

Atualizada em 27/03/2022 às 14h06

TÓQUIO - Pequenos chips de computador que servem para rastrear pacotes ou identificar ingressos falsificados estão ficando cada vez menores. A fabricante de aparelhos eletrônicos japonesa Hitachi recentemente apresentou um chip com tamanho de apenas 0,05 milímetros por 0,05 milímetros, que mais parece um grão de areia.

Ele é tão pequeno que pode ser grudado em um pedaço de papel e não ser percebido, disse o porta-voz da companhia Masayuki Takeuchi na quinta-feira.

Tais chips conseguem armazenar dados, mas eles precisam de uma antena externa, muito maior, que os carrega com energia e recebe ou transmite as informações armazenadas.

A tecnologia já é amplamente usada para rastrear e identificar itens, tais como alimentos, ou para prevenir a falsificação de ingressos.

Apresentado ao público no começo deste mês, o novo chip é um aperfeiçoamento do Mu-chip, também da Hitachi, cujo tamanho (0,4 milímetros por 0,4 milímetros) assemelha-se a um ponto.

O novo chip, por enquanto sem nome oficial, é 60 vezes menor do que o Mu-chip, mas pode armazenar a mesma quantidade de informações que seu predecessor. O problema é que ele precisa de uma antena externa para transmitir e receber informações, acessório ausente no Mu-chip. As menores antenas têm cerca de 4 milímetros de altura - gigantes, se comparadas ao chip.

Ainda não há planos para a produção comercial do novo chip, informou Takeuchi.

Informações da Agência Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.