'Educação infantil será prioridade em Comissão', diz Gastão Vieira

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h07

SÃO LUÍS - A precariedade de educação de base no Brasil deve ser o foco principal da Comissão de Educação da Câmara, que se reunirá no próximo dia 28 em Brasília. A preocupação com o tema foi ressaltada, ontem, em sessão ordinária, no pronunciamento do presidente da comissão, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA).

“Nós discutimos cotas, que é uma maneira de dar acesso à escola. Culpa de quem? O problema está na alfabetização das crianças brasileiras, que não conseguem efetivamente aprender a ler e a escrever no final do quarto ano do ensino fundamental”, afirmou Vieira ao convocar o Plenário para agilizar ações voltadas à educação infantil.

O pronunciamento foi interrompido diversas vezes pelos deputados no pleno, que levantavam questões pertinentes ao setor da educação no país, o qual contou com apenas uma referência no Programa de Aceleração de Crescimento, proposto pela nova legislatura do Governo Lula.

Deputados da bancada maranhense como Sétimo Waquim (PMDB), Domingos Dutra (PT), Flávio Dino (PCdoB), Ribamar Alves (PSB) e Valdir Maranhão (PSB), elogiaram a escolha do Gastão Vieira como presidente da comissão de educação e cobraram discussões quanto às políticas de fundos de pesquisa e inclusão das universidades estaduais na pauta sobre reforma universitária, bem como maior autonomia dos municípios na utilização do FUNDEB.

Vieira acolheu todos os pleitos e aproveitou para ressaltar, mais uma vez, a importância da escolha de uma meta específica na questão da educação, que privilegie a qualidade do ensino infantil. “Se pudéssemos medir como óbito o número de crianças que não conseguem aprender e que vão se perder numa sociedade complexa como a brasileira, teríamos um trágico acidente a cada dia, como esse ocorrido no Rio de Janeiro”, provocou Vieira.

Informações da Assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.