Petrobras vai investir no Itaqui

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

SÃO LUÍS - O gerente de Relacionamento Externo na Área de Abastecimento da Petrobras, Luís Antônio Machado Sobrinho, informou ontem sobre investimentos de R$ 50 milhões da empresa em projetos de ampliação do terminal no Porto do Itaqui. Acompanhado do gerente de comercialização no Maranhão, Rogério Ferreira, Machado foi recebido pela senadora Roseana Sarney (PMDB), em sua casa, ontem pela manhã, e comunicou os projetos.

Os diretores informaram que os projetos da companhia têm o objetivo de duplicar a capacidade de escoamento de derivados de petróleo a partir do Maranhão. Eles conversaram com Roseana por cerca de 1h30. A senadora demonstrou-se interessada, sobretudo, nos projetos da empresa para o biodíesel.

“É importante que a Petrobras invista no Maranhão. E investir, sobretudo, em produtos com novas tecnologias, menos poluentes”, afirmou. De acordo com Rogério Ferreira, a empresa tem um planta de biodíesel no Piauí, mas toda a comercialização é feita pelo escritório do Maranhão.

Segundo Machado Sobrinho, a capacidade de escoamento de derivados de petróleo da Petrobras no Maranhão é de 60 mil metros cúbicos. A construção dos novos tanques deverá duplicar esta capacidade. “A movimentação de derivados está crescendo, o que implica em investimentos na infra-estrutura para podermos acompanhar este crescimento. E é isto que estamos fazendo”, disse o diretor. Ele explicou que deverão ser construídos dois novos tanques de 30 metros cúbicos.

Roseana Sarney mostrou-se feliz com a informação de que, em 2006, a movimentação de derivados da Petrobras no Maranhão foi o maior dos últimos dez anos.

Durante a conversa com os executivos da Petrobras, a senadora Roseana Sarney foi informada também dos projetos culturais que a empresa mantém no Maranhão. Eles citaram os projetos “Som do Mará” e o apoio a colônias de trabalhadores rurais, pescadores e grupos culturais em vários municípios do estado. “A empresa está presente em nossa terra, também apoiando as suas manifestações culturais”, declarou Antônio Machado Sobrinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.