MPMA assegura restauração de busto de Odorico Mendes

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

SÃO LUÍS - Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o promotor do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, e a empresa Colonial Administração e Participação Ltda, proprietária do Colonial Shopping, assegurou a confecção de um novo busto de Odorico Mendes a ser colocado na praça que leva o nome do escritor, no centro de São Luís. O busto será entregue à Academia Maranhense de Letras para ser recolocado na praça. O busto original foi furtado do local em 2004 e nunca foi localizado pela polícia.

Em TAC celebrado, em maio do ano passado, com o Colonial Shopping para recuperação da fachada de seu imóvel localizado na Rua Grande, que fora alterada em fevereiro de 2006, foi estabelecido como indenização por danos morais coletivos o custeio da recuperação do busto de Odorico Mendes e do pedestal que lhe dá suporte. O imóvel, segundo o Ministério Público, teve a fachada descaracterizada com a supressão de arcos e abertura de vão maior que os existentes anteriormente, configurando um grave atentado à preservação do patrimônio cultural.

Para o promotor de justiça, esse tipo de medida, além de punir o infrator pelo dano causado ao patrimônio cultural ou ao meio ambiente, traz benefício à população, que terá de volta o busto de um dos seus filhos ilustres. Ele lembrou, ainda, que medida semelhante foi tomada em relação à restauração da praça Gonçalves Dias. O local foi totalmente recuperado após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o promotor de justiça e a Companhia Vale do Rio Doce pelos danos ambientais causados a partir de um vazamento de óleo no riacho gapara. A empresa assumiu a responsabilidade pelos danos ambientais e teve de reformar a praça por sugestão do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.