Deputados assumem cargos no 2º escalão

João Castelo e Rubem Brito tomam posse, respectivamente, na Emap e na Caema.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

SÃO LUÍS - Os deputados João Castelo (PSDB) e Rubem Brito (PDT) renunciaram aos respectivos mandatos na Câmara Federal e Assembléia Legislativa para assumirem cargos no segundo escalão do governo Jackson Lago (PDT).

Castelo, que deixou o mandato de deputado federal na sexta-feira, assumiu ontem pela manhã a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela operação do Porto do Itaqui. Brito deixou o mandato de deputado estadual para comandar a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), onde tomou posse à tarde.

Os dois parlamentares foram obrigados a renunciar ao mandato porque os cargos para os quais foram indicados não tinham status de secretaria. Deputados federais e estaduais só podem assumir ministérios ou secretarias de Estado.

No lugar de Castelo, cujo mandato terminaria em 31 de janeiro, assume o suplente Luiz Rocha Filho, o Rochinha (PSDB). No cargo, o suplente terá todas as vantagens do titular, e receberá no fim do mês algo em torno de R$ 80 mil, entre salários e benefícios extras. A vaga de Rubem Brito, que também encerraria mandato em fevereiro, será ocupada pelo suplente Fortunato Macedo.

POSSE

João Castelo foi empossado em solenidade presidida pelo governador Jackson Lago, na sede da empresa, no Porto do Itaqui. Para assessorá-lo, o ex-deputado terá como diretores da Emap o seu primo, João Rodolfo Gonçalves, na Diretoria de Operações, e o irmão do governador, Antonio Carlos Lago, na Diretoria Financeira.

Ao receber o comando da Emap do então presidente Ricardo Zenni, Castelo anunciou que pretende investir na expansão do Porto do Itaqui.

A posse de Rubem Brito ocorreu na parte da tarde, sem a presença de Jackson Lago. O principal representante do governo foi o chefe da Casa Civil, Aderson Lago. Brito vai ocupar o posto que foi de Aderson no governo Cafeteira e que pavimento a estrada que o levou à Assembléia em 1990.

Secretários de Estado, deputados federais e estaduais também participaram da solenidade de posse dos dois novos auxiliares do governador Jackson Lago.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.