São Luís - O juiz eleitoral Gladiston Luís Nascimento Cutrim recebeu ontem à tarde recurso do prefeito cassado de Arari, José Nunes Aguiar, o Mindubim (PT), contra a decisão que o afastou do cargo desde a sexta-feira passada. Ele perdeu o mandato no julgamento de uma ação por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2004. Segundo o juiz, o recurso terá que ser reencaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a quem cabe julgar o processo.
A ação contra Mindubim foi movida pela promotora de Arari, Raquel Pires de Castro, que impugnou o mandato do prefeito. Com a cassação, assumiu o cargo o segundo colocado no pleito de 2004, Leão dos Santos Neto (PTB), que foi efetivado sábado passado pelo presidente da Câmara Municipal de Arari, Gabriel Pinto Rego (PMN), que na sexta-feira não foi encontrado na cidade para dar posse ao novo prefeito.
Medidas
Ontem, uma das primeiras medidas do novo prefeito foi reunir a comunidade do município para fazer um mutirão de limpeza. Ele informou que a cidade estava completamente tomada pelo lixo. “Não havia coleta regular de lixo no município e a gente já está se organizando para que essa coleta volte ao normal”, disse Leão Santos.
O prefeito empossado destacou que uma outra medida urgente será reequipar a sede da Prefeitura de Arari, que foi destruída na administração de Mindubim. “O prédio da Prefeitura está com as portas e janelas quebradas, não dispõe de cadeiras para os funcionários, que não têm computadores e nem mesas para trabalhar”, declarou Leão Santos.
Ele informou que fará um recadastramento dos servidores municipais para saber qual o atual quadro de pessoal do Executivo, e depois buscará equacionar as dívidas contraídas pelo ex-prefeito.
“Havia um clamor muito grande pela saída de Mindubim, pois o município foi abandonado por ele, que só venceu o pleito por abuso de poder econômico”, disse Leão Santos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.