Ministros da Educação discutem a criação de universidade do Mercosul

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

BRASÍLIA - Os ministros da Educação dos países do Mercosul reúnem-se hoje (24) de manhã, em Belo Horizonte (MG), para discutir a construção de uma universidade para o bloco econômico regional. Durante o encontro, será criado um grupo que ficará encarregado de desenhar as características (projeto pedagógico, grade curricular e seleção de professores e alunos) da nova universidade.

A Universidade do Mercosul será “multicampi”, com o funcionamento – em caráter experimental – de treze pólos no Brasil já a partir do segundo semestre de 2007. A instituição deve formar profissionais especialistas em integração da região.

A expansão das escolas bilíngües, que ensinam português e espanhol, nas áreas de fronteira do bloco, como também a construção de um observatório de meteorologia, em Montevidéu (Uruguai), para atender a região, principalmente na área de agricultura, também estão na pauta de discussão dos ministros. Ainda será debatido, à tarde, a formação de uma rede latino-americana de portais educativos.

O encontro, que ocupa o conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ocorre após o 3º Fórum Educacional do Mercosul, que se realizou também na capital mineira. As informações são da assessoria do Ministério da Educação (MEC).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.