Alunos que não conseguem acessar nota do Enem devem fazer solicitação por e-mail

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

RIO - As dificuldades de acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet levaram o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a disponibilizar dois e-mails para as solicitações. Quem não conseguir entrar no site deve mandar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF para faleconosco@inep.gov.br ou enem@inep.gov.br.

O instituto informa que, devido à grande demanda, o prazo para resposta é de 72 horas, no máximo.

A página do Inep vem apresentando problemas de navegação desde sábado, quando o instituto divulgou os boletins de desempenho dos 2,8 milhões de estudantes que fizeram a prova em 27 de agosto.

Outra forma de saber a pontuação é consultar a instituição de ensino onde se inscreveu no Enem ou nas agências dos Correios. As listas já foram enviadas pelo Inep para estes locais.

A previsão inicial era que os estudantes teriam acesso ao resultado na quinta-feira, dia 16, mas o instituto informou que houve problemas técnicos e a divulgação ficou atrasada.

Instituições que usam a nota do exame no vestibular recebem uma senha especial para entrar no site do Inep e verificar o desempenho dos alunos.

O resultado mostra uma pontuação global e outras cinco para cada competência avaliada pelo Enem, além de uma comparação entre o desempenho do aluno e a média nacional. Os conceitos são os seguintes: insuficiente a regular, que corresponde às notas entre 0 a 40; regular a bom (entre 40 e 70); e de bom a excelente, (de 70 a 100).

As notas são usadas no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda em universidades privadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.