MEC reabre prazo de inscrição no Fies para instituições de ensino

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

O governo federal decidiu reabrir o período de inscrições de instituições de ensino no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies ). O prazo havia sido encerrado no dia 1º deste mês.

As entidades interessadas poderão fazer sua adesão na próxima segunda (20) e terça-feira (21), segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC). A portaria que autoriza a reabertura das inscrições deve ser publicada no Diário Oficial da União de segunda.

O prazo vale para o setor privado, universidades, faculdades, centros de ensino, que têm alunos que precisam de financiamento para pagar a mensalidade, como também as instituições que têm bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Também houve mudanças no calendário de inscrições dos alunos. O cadastro será suspenso de segunda (20) até sexta-feira (24) e recomeça no sábado (25). O prazo final é dia 3 de dezembro.

A Portaria nº 1.710, publicada no Diário Oficial da União de 20 de outubro traz novas exigências sobre a qualidade dos cursos que devem ser consideradas pelas instituições no momento da adesão. Não podem, por exemplo, participar do Fies cursos de graduação com avaliações negativas, notas um ou dois, nas duas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro, esses cursos serão excluídos do fundo. A íntegra da portaria está na página 90, seção 1, do Diário Oficial da União.

Segundo o MEC, até o final da tarde desta sexta-feira (17), a Caixa Econômica Federal e o ministério haviam recebido 87.223 inscrições ao Fies. Neste ano, são oferecidos cem mil financiamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.