Biblioteca "Jegue Livro" ganha prêmio em Brasília

O "Jegue-Livro", foi grande vencedora, na categoria biblioteca, do prêmio ‘Viva leitura’.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

São Luís - A inusitada biblioteca ambulante de Alto Alegre do Pindaré, O Jegue-Livro, foi grande vencedora, na categoria biblioteca, da primeira edição do prêmio ‘Viva leitura’.

A solenidade final do concurso, com a entrega de troféus aos quinze projetos finalistas e a anúncio dos três premiados, foi realizada na noite de ontem (13), no auditório do Memorial JK, em Brasília.

O Viva Leitura é uma iniciativa dos Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) - integrante do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), para fomentar o hábito da leitura no Brasil. É apoiada pela Fundação Santillana (da Espanha).

Em sua primeira edição este ano, o concurso registrou a inscrição de 3.013 experiências de incentivo a leitura realizadas em regiões e estados distintos da federação.

O Projeto

O Jegue-Livro é uma ação da secretária municipal de educação, coordenada pelo espaço Casa do Professor. É desenvolvido pela direção das escolas onde acontece o programa Escola que Vale, com o apoio de estudantes voluntários - os Jovens Leitores.

O projeto funciona de uma forma simples, mais bem criativa, o que contribui para atrair a população.

Quinzenalmente ou uma vez por mês um jegue sai às ruas da cidade, carregado de livro em dois jacás coloridos. No percurso que faz, entre a escola e o ponto mais movimentado do povoado, geralmente às praças, atrai leitores de todas as idades. Quando a biblioteca móvel chega uma lona é estendida no local, e vários títulos literários, para todas as faixas etárias, além de revistas, jornais, dicionários, lápis de cor e papel, são colocados à disposição da população.

Além do Jegue-Livro, o ‘Viva Leitura’ premiou outras duas iniciativas de incentivo à leitura, nas categorias: escolas públicas e privadas; e universidades, pessoas físicas e instituições da sociedade civil. Cada um recebeu um valor de R$ 25 mil reais.

Participaram da solenidade, o prefeito do município, Ozéas Machado, o ex-prefeito Francisco Dantas Ribeiro Filho, o secretário municipal de educação, Altemar Lima e a coordenadora da Casa do Professor, Elza Nascimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.