BRASÍLIA - A pesquisa “Índice de Percepção da Corrupção”, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional, coloca o Brasil na 70ª posição entre os países mais confiáveis para se fazer negócios. O estudo relaciona a corrupção aos problemas de distribuição de renda.
Em primeiro lugar como as nações mais confiáveis ficaram Islândia, Finlândia e Nova Zelândia. Na seqüência, vêm Dinamarca, Singapura, Suécia, Suíça, Noruega, Austrália e Holanda. O Haiti possui a mais baixa pontuação. A maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos, ficou em 20º lugar. A Itália, que como o Brasil teve seus escândalos de corrupção conhecidos em todo o mundo, ficou na 45ª posição.
Ao lado do Brasil ficaram China, Índia, México, Peru, Arábia Saudita e Senegal. Ao todo, 163 países foram estudados por meio de entrevistas de opinião feitas com especialistas em negócios internacionais como o Banco Mundial.
Segundo a pesquisa, quase três quartos dos países enfrentam níveis graves de corrupção nacional. Em cerca da metade, 71 países, a corrupção é uma “realidade estendida”. “Apesar da década de avanços na definição de leis e normas anticorrupção, os resultados indicam, no entanto, que há muito por fazer antes de podermos registrar uma melhora significativa nas vidas dos cidadãos mais pobres do mundo”, diz no estudo a presidente da Transparência Internacional, Huguette Labelle.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.