BRASÍLIA - O senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou a "robustez" da democracia brasileira evidenciada ao final das eleições de 2006. O pefelista lembrou ser esta a sexta eleição direta para presidente da República após a redemocratização do país. Na comparação com o período democrático anterior ao regime militar (1945 a 1964), a Nova República já contabilizaria um maior número de pleitos consecutivos.
- Desde a promulgação da Constituição de 1988, as instituições democráticas fincaram raízes progressivamente, bem como desenvolveram práticas políticas das mais representativas do mundo liberal - avaliou.
O desafio agora, conforme sinalizou, é tocar as medidas necessárias ao aprimoramento institucional e econômico do país. Além de dar continuidade à reforma do Judiciário, Lobão entende que o Congresso deve aprofundar a discussão da reforma tributária e promover uma reforma política que reorganize os procedimentos da prática partidária.
- O Brasil só terá chances de se desenvolver e progredir se forem respeitados princípios constitucionais que garantam, inclusive, o cumprimento da probidade pública por parte de todos. Nessa ordem, cabe à Justiça zelar por tais princípios e punir os que deles se afastam; cabe ao Legislativo cunhar leis que os aprimorem e cabe, por fim, ao Executivo realizar ações dentro do quadro legal aprovado - afirmou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.