ENTREVISTA

Roseana: 'educação liberta o povo'

- Eu fui a governadora melhor avaliada e o meu opositor está ligado ao governo de José Reinaldo e o governo dele está um caos - disse.

Gardênia Holanda Maciel - Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h14

SÃO LUÍS - A candidata ao governo do Estado, Roseana Sarney, do PFL, falou em entrevista que sua estratégia para o 2º turno é o debate de idéias e não de ataques, que a educação é a libertação de um povo e que a saúde faz parte do rol de suas prioridades. Ela falou, ainda, de sua determinação para vencer e de sua aliança promissora com o presidente Lula.

- Nós temos debatido idéias porque eu, como candidata a governadora e governadora bem avaliada que fui, em todos os dois governos, tenho idéias e um programa para bem governar o Maranhão - enfatizou.

Roseana agradeceu os votos obtidos no 1º turno e conclamou os eleitores a continuarem empenhados para vencer, também, no 2º turno.

- Quero agradecer os votos que tive no primeiro turno. Eu tive 348 mil votos acima do meu adversário e quero agradecer esses eleitores e pedir empenho novamente para que possamos vencer as eleições. Estou determinada. Vamos trabalhar para ganhar as eleições e agora vamos eu e o Lula para a vitória no dia 29 de outubro - destacou.

A candidata falou, ainda, de suas propostas na área da saúde. Falou de seu objetivo de interiorizar a saúde com a construção de hospitais de urgência e emergência no interior do Estado.

- Além disso vamos aumentar nossas equipes de Saúde da Família e aumentar o número de agentes comunitários. Vamos fazer duas forças-tarefas: uma para cuidar dos dentes das pessoas e outras para cuidar dos olhos das pessoas. Queremos, ainda, enviar para cada município um médico que more e atenda os pacientes da cidade - propôs.

Roseana disse que quer retornar com o Programa 'Primeiro Emprego', uma idéia implementada em seu primeiro governo.

- Foi um programa ousado e inclusive foi copiado nacionalmente. Vamos atrair novas indústrias para gerarem empregos. Mamos investir, também, no ensino profissionalizante - disse.

A candidata lembrou do caos que se encontra a educação no Estado e disse que, caso vença, pretende respeitar o estatuto do magistério. Disse que a verdadeira liberdade para o Maranhão vem com a educação.

- Vamos, também, voltar a dar promoções aos nossos professores, fazer concurso público para professores em áreas defasadas como física, química e inglês. Vamos interiorizar a universidade e fazer novos faróis. A educação é a libertação de um povo - garantiu.

Na área de segurança, a candidata pretende investir maciçamente no combate ao crime organizado e no aparelhamento da polícia, além da realização de concursos públicos para novos policiais e delegados.

- Voltarei a combater a criminalidade em nosso Estado como combati da primeira vez e da segunda vez que fui governadora - lembrou.

Na agricultura, a pefelista disse que pretende incentivar com a distribuição de sementes, ajudar na comercialização e no escoamento abrindo estradas vicinais. Disse, ainda, que pretende criar escolas agrícolas.

- Quero, também, fortalecer Balsas, que é um grande centro agroindustrial. Inclusive este grande centro começou em meu governo - recordou.

Em sua mensagem final, Roseana Sarney, falou de sua aliança com Lula falando direto para o eleitor.

- Você eleitor agora tem o destino do Estado em sua mão. Eu fui a governadora melhor avaliada e o meu opositor está ligado ao governo de José Reinaldo e o governo dele está um caos. Roseana está com Lula e Lula está com Roseana. Juntos vamos trazer desenvolvimento para o Maranhão - concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.