SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proclamou ontem o resultado do primeiro turno das eleições no Maranhão. Isso significa dizer que todos os deputados e o senador eleito, Epitácio Cafeteira (PTB), tiveram seus nomes confirmados e serão diplomados em data ainda a ser definida pelo órgão. Agora, a lista dos eleitos só sofrerá alguma modificação em caso de decisão extraordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Supremo Tribunal Federal (STF), o que é considerado improvável pelos membros da Corte maranhense.
Na sessão de ontem, o que chamou a atenção foi a impugnação do resultado proposta pelo candidato derrotado João Bentivi (Prona). Ele queria que o TRE validasse os votos dados ao sindicalista Marcos Silva (PSTU), que teve sua candidatura cassada pelo TSE.
A proposta foi rejeitada por unanimidade. O juiz Nivaldo Guimarães chegou a comentar na sessão que o candidato derrotado estava querendo “tumultuar” o processo eleitoral. Já o procurador regional eleitoral Juraci Guimarães Júnior foi mais espirituoso. “Se o TRE apresentasse aqui os votos de Marcos Silva, o Bentivi iria ficar sabendo que perdeu até para ele, já que, enquanto o candidato do PSTU teve 14 mil votos, ele teve apenas 11 mil”, afirmou.
Propaganda
No fim da sessão, os advogados da “Frente de Libertação do Maranhão” queriam romper acordo feito anteontem com a comissão de juízes auxiliares da propaganda para adiar o início do horário eleitoral para a noite de quinta ou a sexta-feira, possivelmente porque os programas do candidato Jackson Lago (PDT) não estão prontos.
Eles seguiam entendimento da juíza Clemência Almada Lima de que, conforme a legislação eleitoral, a propaganda do segundo turno deve começar 48 horas após a proclamação do resultado, o que ocorreria na tarde desta quinta-feira.
Apesar da reclamação, a Corte Eleitoral manteve o início do horário eleitoral para a manhã desta quinta-feira no rádio e início da tarde na televisão. Veja ao lado a lista dos eleitos no Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.