Secretaria do MEC avalia obras para Plano Nacional do Livro Didático de 2008

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

RIO DE JANEIRO - A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação já está fazendo a avaliação pedagógica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para 2008. Segundo a coordenadora geral de Estudos e Avaliação de Materiais da secretaria, Jane Cristina da Silva, até maio de 2007, deve ser lançado o Guia do Livro Didático, que vai auxiliar professores da rede pública de ensino fundamental na escolha do livro que será usado no novo ano letivo.

“Com o guia, as escolas fazem sua escolha e encaminham para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) seus formulários. A partir daí, o FNDE começa a convocar as editoras para fazer a negociação. Só depois dessa negociação é que começa a produção dos livros”, disse a professora.

O cronograma prevê a escolha das obras pelos professores entre os meses de junho e julho de 2007, depois do lançamento do Guia do Livro Didático, estimando-se que até setembro seja iniciado o processo de negociação junto às editoras para compra dos livros. A distribuição nas escolas está prevista para janeiro de 2008.

Jane Silva disse que o procedimento para participação no PNLD envolve o lançamento de um edital de convocação das editoras interessadas. Passado o período de inscrição, as obras são submetidas à primeira fase de avaliação, ou triagem, onde são considerados aspectos físicos e editoriais dos livros. “Se a obra for aprovada nessa fase de triagem, ela vem para avaliação pedagógica, que é realizada na Secretaria de Educação Básica do MEC”, explicou.

De acordo com Jane Silva, o número de obras selecionadas para o PNLD 2008 será conhecido somente no fim do processo. Ela informou que o PNLD para 2007 - cujos livros serão distribuídos em janeiro - incluiu a avaliação de 183 coleções de oito livros cada (quatro para o aluno e quatro para o professor0, além de 120 livros de alfabetização e regionais.

Jane Cristina da Silva informou também que a avaliação para 2008 se refere a livros destinados às séries finais do ensino fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.