Universitários estrangeiros terão bolsa para estudar no Brasil

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

SÃO PAULO - Cerca de 450 alunos estrangeiros de graduação vão receber um salário mínimo por mês, durante um ano, para permanecer estudando no Brasil. Para conseguir a bolsa-permanência, o interessado deve se inscrever, até o dia 13 de outubro, no Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), em Brasília, segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

O benefício é oferecido a alunos carentes, matriculados em universidades públicas federais e procedentes de países pobres, como Guiné-Bissau e Cabo Verde.

O programa é resultado de um projeto de cooperação entre o Brasil e países em desenvolvimento, principalmente africanos, nas áreas educativa e cultural. O projeto beneficia 366 estudantes.

Para conseguir a ajuda financeira, o interessado é avaliado por uma comissão que leva em conta o rendimento acadêmico, o custo de vida da região onde o aluno estuda e o índice de desenvolvimento humano de seu país de origem. Não há limite de inscrição para o aluno estrangeiro, ele pode se candidatar à bolsa todo ano até o fim da graduação e, se aprovado, poderá receber o benefício enquanto estudar.

Atualmente, o programa favorece apenas alunos estrangeiros de graduação, matriculados em instituições federais de ensino superior. O objetivo do MEC, a partir de 2008, é beneficiar também estudantes de entidades privadas, estaduais e municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.