Curso de Engenharia Química será implantado no Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

SÃO LUÍS - O Maranhão está prestes a ter mais um curso de graduação. A criação do curso de Engenharia Química foi aprovada ontem (03) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Temos condição de começar o curso hoje, já com o corpo docente do departamento de tecnologia química e mais três professores, que foram contratados especialmente para o curso”, disse o chefe do Departamento de Tecnologia Química, Herbeth Marques.

A idéia surgiu com uma comissão formada pelos professores Herbeth Marques, Marlus Rolemberg, José Wilson, Antônio Ramos e Henriques Cardias, que estudam a criação do curso há mais de um ano. Eles consultaram instituições da área para verificar as oportunidades oferecidas para o ramo no Estado. Em termos de estrutura física, o curso está em boas condições e se equipara ao oferecido por grandes universidades brasileiras. Isso porque a comissão que criou o curso contou com o apoio das indústrias do Maranhão, que contribuíram para que o curso percebesse e suprisse as necessidades locais.

A expectativa é de que o curso seja oferecido ainda no vestibular tradicional da UFMA em 2007, oferecendo 40 vagas, todas para o período matutino. O curso, que será realizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) do Campus do Bacanga, terá a duração de 5 anos.

A Engenharia Química atua na área dos processos químicos. O curso terá ênfase em três áreas: alimentos, materiais (metalurgia, materiais cerâmicos e materiais polímeros) e ambiental. Ao fim do curso, o aluno pode especializar-se em uma das áreas ou então optar por uma profissão mais generalista, aprendendo um pouco sobre cada área.

Os idealizadores do curso vão participar, a partir do próximo dia 16, da “III Semana de Tecnologia na UFMA”. No mês de novembro, haverá um fórum específico para divulgar o curso de Engenharia Química no Maranhão.

Com informações da ASCOM da UFMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.