Dúvidas de eleitores são tiradas por telefone

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

SÃO LUÍS - Para facilitar o processo de votação, a Justiça Eleitoral utiliza há 10 anos a urna eletrônica. Mas, mesmo com tanto tempo de uso, os eleitores ainda têm dúvidas na hora do voto.

Os telefones do disque eleitor não páram de tocar. Cada ligação é de um eleitor com dúvidas ainda na véspera das eleições. A maioria quer confirmar o local de votação ou saber que candidatos foram deferidos ou indeferidos pela justiça eleitoral.

O disque-eleitor é um serviço gratuito oferecido pelo TRE desde as eleições municipais do ano 2000.

Por dia são quase 2.000 ligações atendidas por uma equipe de 22 pessoas que vão se revezar até mesmo no domingo, das seis da manhã às oito horas da noite.

Além de estarem capacitados para esclarecer as dúvidas dos eleitores, os atendentes também podem receber denúncias de irregularidades.

Crimes eleitorais que podem ser fiscalizados pelo próprio cidadão: como boca de urna, transporte ou fornecimento de alimentação para cabos eleitorais, carros de som, panfletagem.

Os eleitores que possuem dúvidas sobre as eleições podem utilizar o serviços do disque-eleitor: 0800 98 5000

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.