PESQUISA

Ibope-AP: Sarney abre vantagem para o Senado

O senador José Sarney (PMDB-AP) tenta o terceiro mandato no Estado.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

MACAPÁ - O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), candidato à reeleição, e o senador José Sarney (PMDB-AP), que tenta o terceiro mandato no Estado aparecem, respectivamente, com 17 e 14 pontos à frente dos principais adversários na pesquisa Ibope divulgada hoje. Os números correspondem aos votos válidos. O ex-governador João Capiberibe (PSB), que teve o mandato de senador cassado no ano passado, por abuso de poder econômico, aparece em segundo lugar nas pesquisas com 38% dos votos válidos contra 55% de Waldez. Já a candidata ao senador, Cristina Almeida (PSB) tem hoje 40% dos votos válidos contra 54% dos eleitores que vão votar em Sarney.

O melhor momento de Cristina, uma ex-policial militar negra de 40 anos, foi quando alcançou 40 % dos eleitores contra 48% de Sarney. Apesar do clima de confronto, a Justiça Eleitoral não precisou requisitar tropas para garantir a segurança das eleições. Soldados vão atuar apenas nas áreas indígenas próximas. O procurador da República Paulo Olegário aponta um clima "conturbado" no processo eleitoral, mas nada que, segundo ele, difere das eleições anteriores.

A direção do PSOL regional comunicou ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a ameaça de morte que teria sido feita contra a coordenadora do partido no Oiapoque, Claudiane Cardoso Freitas. O motivo teria sido o fato dela ter exibido num telão, em praça pública, o vídeo do debate entre os candidatos ao governo, ao qual o governador Waldez Góes não compareceu. De acordo com a assessoria do partido, a ameaça foi feita por telefone "de um número bloqueado". A pessoa teria dito: "Você está falando demais. Não se esqueça que morto não fala". Claudiana disse que registrou queixa numa delegacia, mas que nada foi feito para identificar de quem partiu a ameaça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.