Universidades federais terão sistema para atualização de dados dos alunos

A Voz do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

BRASÍLIA - A partir do ano que vem, as 55 universidades federais de todo o país deverão ter um sistema de informática com dados atualizados sobre a vida acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação.

Atualmente, as informações, coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostram apenas a quantidade de alunos matriculados. Com o novo sistema, além da matrícula, estarão disponíveis informações como nome, curso e transferências entre os estudantes.

Segundo a coordenadora geral de acompanhamento a instituições federais de ensino superior, Ilka Maria Moreira, o novo sistema vai agilizar o processo de definição do orçamento anual a ser destinado às universidades.

“Teremos um avanço significativo. Para se ter idéia, só no começo de agosto o orçamento de 2006 foi executado. Se a instituição começa o ano esperando certa quantia, e recebe um orçamento menor, pode causar um transtorno”, observou. “Com essa plataforma, queremos começar 2007 com todas as instituições sabendo exatamente o orçamento que vão executar”.

Até sexta-feira (29), a Universidade Federal de Minas Gerais, parceira do Ministério da Educação (MEC) nesse projeto, deve ter concluído a atualização do banco de dados das instituições de ensino superior. De acordo com Moreira, quando esses dados estiverem disponíveis, a população como os técnicos do MEC terão uma visão geral do ensino superior, o que permitirá, por exemplo, definir prioridades e investimentos futuros.

“Digamos que os dados apontem para a necessidade de abrir um novo curso ou um novo turno. Quem sabe aquela comunidade que deseja entrar na universidade possa se beneficiar disso”, disse. "Os dados permitirão também que os pesquisadores analisem, por exemplo, os níveis de evasão de uma determinada disciplina".

Depois da fase de coleta de dados, analistas do ministério receberão terinamento para verificar se as informações trocadas entre as universidades e a Secretaria de Educação Superior foram inseridas no sistema corretamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.