Lula recebe em Nova York o prêmio 'Estadista do Ano'

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h16

NEW YORK - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o prêmio "Estadista do Ano" concedido pela Fundação Appeal of Conscience, em evento realizado em um hotel em Times Square. O presidente da fundação, Rabino Arthur Schneier, afirmou que o prêmio foi concedido a Lula por ser um "grande líder, não apenas no Brasil, pela compaixão e comprometimento em aliviar a fome e em manter a democracia e a tolerância, valores compartilhados por americanos e brasileiros". Schneier afirmou que o presidente é um exemplo para lideranças latino-americanas".

No discurso de agradecimento, Lula afirmou que, "em um mundo globalizado, o bem-estar e a segurança (de um país) não são separados do destino da comunidade internacional". "Não podemos deixar a cultura do terror desenvolver raízes. No combate à violência, nossas melhores armas são diálogo e promoção do desenvolvimento. Este prêmio não é só meu, mas de todo o conjunto da sociedade brasileira por tudo que tem sido capaz de realizar", concluiu.

Os outros dois homenageados pela fundação foram John A. Catsimatidis, CEO do Red Apple Group, que recebeu o prêmio 'Apelo da Consciência', e Bonnie McElveen-Hunter, presidente da Cruz Vermelha. Com a premiação da noite desta terça-feira, o presidente encerra uma agenda extensa composta pelo pronunciamento no debate da 61ª Assembléia Geral da ONU, almoço com os representantes de outras delegações na ONU e o lançamento do Centro Internacional de Compras de Medicamentos da organização. Após o jantar de premiação, o presidente retornara diretamente ao Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.