SÃO LUÍS - O Fórum Maranhense de Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes e Rede Amiga da Criança promovem hoje à tarde no pólo da Univima, na capital maranhense, um “Painel com os Candidatos ao Governo do Estado do Maranhão”, com o objetivo de debater propostas de políticas de públicas para área da infância e adolescência.
O debate sucede uma fase preparatória na qual foram elaboradas algumas propostas de políticas públicas para garantia de atendimento prioritário a crianças e adolescentes, de acordo com princípios legais assegurados na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. As diretrizes pautadas para elaboração das propostas percorrem a área de educação, saúde, assistência social, trabalho e renda, conselhos de direitos e tutelares.
As estratégias de ação visam contribuir para formulação de políticas publicas que priorizem o acesso e a qualificação destes serviços a crianças e adolescentes, principalmente aqueles em situação de risco, rua, trabalho precoce, deficiência física ou mental, discriminação étnica, etc.
Durante o debate será discutida a inclusão das propostas na plataforma de governo dos candidatos. A pretensão da Rede Amiga e do Fórum DCA é que de fato o futuro dirigente do Estado incorpore em suas metas um dos princípios fundamentais apontado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: a prioridade absoluta, assegurando cidadania plena ao segmento infanto-juvenil maranhense. Ao final, os candidatos assinam uma carta-compromisso.
O Fórum DCA e a Rede Amiga realizam esta ação há mais de cinco anos, tantos com candidatos ao legislativo quanto ao executivo. Desta vez, por meio de vídeo-conferência é possível a participação também dos municípios que possuem pólos da Univima: Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Codó, Caxias, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Brejo.
A realização do painel pretende ainda incitar o interesse dos adolescentes pela participação política e conseqüente qualificação da discussão sobre seus direitos. Os adolescentes e jovens participaram de momentos formativos e da discussão das propostas.
O Fórum Maranhense de Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) constitui-se uma instancia de articulação estadual de Organizações Não Governamentais, movimento sociais e pessoas, que lutam pelos direitos da criança e do adolescente, acima de distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias. Já Rede Amiga da Criança é uma articulação de 24 organizações governamentais, não governamentais e conselhos de direitos e tutelares que trabalham para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de risco e rua e suas famílias.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.