Termina a greve dos funcionários da Caema

Acordo corrige salários em 1,5% já em setembro e em até 3,5%, a partir de dezembro deste ano.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h17

SÃO LUÍS - Em um acordo firmado entre os Representantes do Sindicato dos Urbanitários (STIU) e da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA) nesta sexta - feira (25), no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), durante audiência de conciliação do dissídio coletivo de greve dos trabalhadores da empresa, proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a Caema comprometeu-se a fazer a correção das distorções da tabela salarial e o sindicato a encerrar imediatamente a paralisação.

Além da correção da tabela salarial de 1,5% já em setembro, o acordo inclui também nova correção de até 3,5%, a partir de dezembro deste ano, condicionada à revisão de custos e de despesas da Caema ou incremento de receita, que deverá ser apresentada ao sindicato da empresa. Os 218 trabalhadores que já tiveram as devidas correções estão excluídos. O Presidente da Companhia, Bruno de Lima Mendonça, comprometeu-se a não efetuar descontos dos dias paralisados em decorrência da greve e garantiu que não haverá retaliações contra os grevistas.

Na mesma audiência de conciliação, da qual participaram o procurador Regional do Trabalho Maurício Pessoa Lima, o presidente e o secretário geral do sindicato, Fernando Antônio Pereira e Vaner João Almeida, respectivamente, as partes ratificaram os termos do acordo celebrado no dia anterior com o Ministério Público, referente às horas extras e ao plano de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.