Maranhão é o estado com maior número de candidatos condenados pelo TCU

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 14h18

SÃO LUÍS - O Maranhão é o estado com o maior número de candidatos a deputado estadual considerados inelegíveis pelo Tribunal de Contas da União. Ao todo são dez ex-gestores públicos condenados pelo TCU por irregularidades cometidas no exercício dos mandatos.

Os problemas detectados pelo Tribunal vão desde falhas na documentação e aplicação incorreta de verbas, até o desvio de dinheiro público. Segundo o TCU, um único processo de prestação de contas rejeitado é suficiente para justificar a impugnação da candidatura.

No entanto, a impugnação não é automática, depende da iniciativa de candidatos, partidos, coligações ou do Ministério Público.

Cabe à Justiça Eleitoral julgar a procedência da contestação da candidatura. O prazo para essa decisão termina em 23 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.