Salto alto do PT começa a desmoronar, diz senador

Redação Terra

Atualizada em 27/03/2022 às 14h19

BRASILIA - O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) comemorou o resultado da pesquisa Ibope divulgada ontem pelo Jornal Nacional. Segundo ele, o crescimento de Geraldo Alckmin (PSDB), de 8 pontos percentuais, mostra que a campanha está começando a tomar forma. "Mostra que o salto alto do PT não era tão alto assim e está começando a desmoronar".

Heráclito está certo de que haverá segundo turno. Em sua opinião, quando a campanha realmente começar (com horário eleitoral gratuito), no dia 15 de agosto, o crescimento de Geraldo Alckmin será ainda maior.

O senador também comentou o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter vantagem na preferência de votos na população de classe mais baixa. Para ele, isto é fruto da falta de informação. Porém, irá mudar quando o tempo na TV e no rádio forem equilibrados. "O governo não terá tanta oportunidade para propagandas de programas surrealistas", afirmou.

Heráclito também comentou o crescimento da candidata do Psol, Heloísa Helena. Para ele, o fato ajuda a democracia, porém, não é motivo de preocupação para a campanha de Alckmin.

A pesquisa Ibope, realizada em julho, mostra uma queda nas intenções de voto no candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda assim, o novo levantamento aponta vitória de Lula ainda no primeiro turno. A nova pesquisa mostra o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) com 27% das intenções votos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pelo PT, ficou com 44%. A senadora Heloísa Helena (Psol) somou de 8%.

Como o cenário de candidatos à Presidência não é o mesmo da última pesquisa presidencial, o Ibope não aconselha a fazer comparações de dados. Ainda assim, na pesquisa divulgada em junho, Lula aparecia com 48%. O cadidato tucano tinha 19%. Heloísa Helena também cresceu, já que em junho ela somava 6% das intenções.

Corrupção

Heráclito afirmou hoje que o PT, mesmo sem estudo, deu uma demonstração de que virou PHD na matéria da corrupção. A afirmação do senador foi dada em resposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em seu comício na última sexta-feira, afirmou que a oposição tinha preconceito contra ele. Heráclito negou que tenha preconceito, porém, afirmou que o PT se declarava como o partido da virtude no Brasil e que não permitia nenhum deslize.

"Agora a política do PT passou a ser baseada em avanço aos cofres públicos", afirmou o senador.

Heráclito também criticou a afirmação de Lula de que os banqueiros e os empresários nunca lucraram tanto como em seu governo. Segundo o senador, é lamentável que Lula use este argumento para ganhar votos, já que nunca foi isso que ele pregou durante suas campanhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.