Senador José Sarney recebe homenagem pelos 76 anos de idade

Ele foi homenageado pelo senador Gilvam Borges(PMDB-AP).

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h24

BRASÍLIA - O senador Gilvam Borges (PMDB) fez nesta segunda-feira (24) pronunciamento em homenagem ao senador José Sarney (PMDB-AP), que está completando 76 anos. O parlamentar amapaense lembrou "a grande importância de José Sarney para o Amapá e o Brasil", observando que ele foi presidente da república, de 1985 a 1989, e presidente do Senado por dois períodos (de 1995 a1997 e de 2003 a 2005).

Como presidente da República, Sarney conduziu com habilidade e firmeza a transição do regime militar para a democracia, no entender de Gilvam Borges. Isso poderia ser demonstrado pela legalização de partidos políticos de esquerda, ampliação das liberdades sindicais e a criação de um ambiente favorável à promulgação da atual Constituição, que o senador peemedebista credita como uma realização de Ulysses Guimarães.

- As virtudes da paciência, tolerância e visão humanista foram fundamentais para que o Brasil enterrasse no baú da história o período autoritário da ditadura militar - afirmou o representante do Estado do Amapá, que recebeu o apoio dos senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), Mão Santa (PMDB-PI), Edison Lobão (PFL-MA) e Álvaro Dias (PSDB-PR).

Ao encerrar seu mandato presidencial, Sarney elegeu-se e reelegeu-se senador pelo Amapá - ele que iniciou a carreira política no Maranhão, sua terra natal, da qual foi governador. Como senador, Sarney foi responsável por aproximar o parlamento da população, com a criação da TV Senado, além de lutar pelos direitos das minorias, como no caso do projeto pioneiro que estabeleceu cotas para negros nas universidades e no serviço público. O Amapá, especificamente, obteve conquistas importantes como a criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.