SÃO LUÍS - O senador Edison Lobão acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode manter a decisão anterior do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a verticalização para às eleições deste ano. A decisão obriga a todos os partidos obediência nas coligações nacionais.
Para o senador a manutenção da verticalização atrapalha a todos os candidatos.
- No Maranhão, iremos perder na criação de uma ampla e poderosa coligação com partidos como o PTB e PMDB.
Questionado sobre a possibilidade do PMDB lançar candidato próprio à Presidência da República, Lobão afirmou que todos os esforços foram feitos para impedir as realizações de uma prévia que levaria o lançamento de uma candidatura própria.
- As duas correntes em disputa são bastante poderosas. De um lado está o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, apoiado pelos governadores do partido. Do outro lado, está o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, que recebe apoio da governadora Rosinha Mateus e de correligionários no interior do país. A terceira corrente que é desfavorável as prévias é minoritária - afirmou.
Lobão elogiou a ascensão do presidente Lula nas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira, pelo CNI/Ibope, mas disse que o quadro sucessório se configura agora com a escolha do candidato do PSDB à presidência da República.
- O PSDB escolheu como candidato à presidência o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Embora negue que seja candidato á reeleição, mas toda a Nação sabe que Lula é candidato. De qualquer maneira, louva-se o prestígio momentâneo do Presidente da República que conseguiu com a pesquisa subir ainda mais e com condições de vencer até no primeiro turno se o quadro for mantido - declarou.
O senador encerrou a entrevista homenageando o escritor Josué Montello, que morreu na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro.
- O Maranhão é um estado de grandes nomes ilustres na literatura. Josué foi durante muito tempo homenageado e aplaudido como um dos primncipais escritores desse país. Tem uma obra imensa, mais 100 livros publicados, de forte envergadura e de grande aceitação popular. Esperamos que o Maranhao, uma terra de muitos poetas, possa enviar o mais breve possível um novo membro para a Academia Brasileira de Letras. Isto faz divulgar a nossa cultura, a nossa inteligência e a nossa capacidade de estado - destacou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.