Astrônomos avistam candidato a décimo planeta

EFE e Agência Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h27

NOVA YORK - Um grupo de astrônomos conseguiu avistar o que poderia ser o décimo planeta do Sistema Solar, um objeto celeste denominado 2003 UB313 que já era conhecido pelos cientistas, mas que nunca tinha sido observado através de telescópio.

As observações deste objeto foram realizadas, entre outros, por membros das Sociedades Astronômicas de St. Louis e de Rockland, nos EUA, com o Telescópio Otto Struve do Observatório McDonald na Universidade do Texas, em Austin, informou hoje a Sociedade Astronômica Americana.

O grau de luminosidade deste objeto celeste, apelidado de "Xena", está justamente no limite do visível pelo olho humano ajudado pelo Telescópio Struve, segundo os analistas.

O astrônomo Keith Murdock da Sociedade Astronômica de St. Louis foi o primeiro a observar, por telescópio, o objeto celeste em 9 de outubro de 2005.

Sobre o "Xena", descoberto há um ano no Sistema Solar e causador de uma controvérsia sobre se deveria ser denominado planeta devido a seu tamanho e localização, já se sabia que suas dimensões superavam as de Plutão em cerca de 25%.

Esse tamanho foi confirmado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Bonn e do Instituto Max Planck de Radioastronomia (MPIFR, na sigla em inglês) que mediram a temperatura emitida pelo objeto.

As últimas medições revelaram que o 2003 UB313 teria quase 3 mil km de diâmetro, ou seja, 700 km a mais que Plutão, e que se trata um dos corpos gelados do chamado cinturão de Kuiper, um enorme faixa de mini-planetas que se estende além de Netuno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.