José de Alencar diz que Lula é favorito absoluto

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h28

BRASÍLIA - Depois de se reunir com líderes do PT de Minas Gerais, o presidente em exercício José Alencar disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "favorito absoluto" para vencer as eleições de outubro. Alencar disse ainda não ter dúvida de uma vitória do presidente, que insiste em afirmar que só decidirá em junho se será candidato ou não à reeleição.

O vice-presidente, que está no exercício da Presidência devido à viagem de Lula à África, confirmou que deixará o cargo de ministro da Defesa até 31 de março. Alencar disse que não será candidato, mas quer ficar livre para o caso de mudar de idéia.

- Penso que o presidente Lula tem, em matéria de chance, 90% para se reeleger. Ele é favorito absoluto. É muito difíicil outro brasileiro com as condições dele, de modo que não tenho dúvida nenhuma quanto a sua reeleição - disse Alencar.

Para Alencar, o presidente Lula não foi afetado pela crise que afetou o governo e o PT.

- Para ele nunca houve fase ruim. Vocês nunca viram nada que o atingisse. Mas ele sofre obviamente com os acontecimentos porque tem muitos companheiros que foram atingidos - disse Alencar, que não quis dizer qual seria o melhor adversário para Lula, o governador Geraldo Alckmin ou o prefeito José Serra:

- Isso vai depender das circunstâncias.

Ele disse que conversou sobre a situação política de Minas Gerais com líderes petistas, entre eles os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).

- Não sou candidato a nada. Porém, não quero entrar numa situação de não poder ser - disse Alencar.

Já o presidente do PT mineiro, Nilmário Miranda, disse que Alencar "mostrou disposição de participar do processo político", mas não informou como.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.