Deputado petista critica escolha de Jackson como candidato da Frente

Domingos Dutra considerou "precipitado" o lançamento antecipado da candidatura.

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h29

SÃO LUÍS - O presidente do PT, deputado Domingos Dutra, criticou nesta terça-feira, o lançamento dos nomes do ex-prefeito Jackson Lago (PDT) e do deputado João Castelo (PSDB), respectivamente, como candidatos ao governo e ao Senado pelo governador José Reinaldo Tavares.

O petista considerou “precipitado” o lançamento, principalmente por causa da indefinição em relação à manutenção da regra da verticalização e das coligações em âmbito nacional.

- Não adianta se antecipar se as regras das eleições ainda não estão definidas e o jogo presidencial não está claro. Se a verticalização não cair, tudo terá de ser refeito. Por isso, não vou sofrer e nem gozar por antecipação” -, declarou.

Dutra disse que o PT não quer “participar ou aderir, mas construir a frente”. “Precisamos primeiro construir um programa de governo porque assim fica mais fácil colocar um nome (de candidato)”, completou.

Segundo o presidente do PT, o “movimento de lideranças” que apontou Jackson e Castelo como candidatos “não pode atropelar a dinâmica e a estrutura dos partidos”.

Desinformado

Dutra disse que nem ele, nem o presidente do PSB, Ribamar Alves, nem o do PPS, Paulo Matos, foram informados da definição em torno do nome do pedetista e do tucano. “Tem de haver a máxima comunicação entre os partidos. Fazer o contrário não ajuda. Só atrapalha”, criticou.

O presidente do PT disse ainda acreditar que a “precipitação” do governador em lançar o ex-prefeito de São Luís ao governo e Castelo ao Senado deve-se à “nuvem” que ficou com a tentativa frustrada de apontar como terceira via na disputa o nome do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal.

- Acho que não teve lançamento. O que tem são articulações. Mas se esses são os nomes e não outros, e a tentativa (de Vidigal) não deu certo, não vejo por que as lideranças se fecharam em cima e não passaram a informação aos demais partidos -, declarou.

Dutra criticou ainda o fato de José Reinaldo, Jackson e Castelo não terem envolvido a sociedade organizada nesse processo. Para ele, o melhor seria esperar até fevereiro quando se terá uma melhor avaliação dos cenários políticos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.