SÃO LUÍS - O catamarã Marupiara, que faz o transporte regular de passageiros entre São Luís e Alcântara, apresentou problemas na manhã de ontem quando se aproximava do cais de Alcântara. A embarcação havia saído da Rampa Campos Melo. Um dos tripulantes entrou em contato por VHF com a Capitania dos Portos informando que enfrentava dificuldade na atracação por estar operando só com as velas.
A Capitania acionou imediatamente a embarcação Bahia Star, que estava atracada no cais de Alcântara. Policiais lotados naquele município deram apoio à operação. Por volta das 12h45, os passageiros do catamarã já estavam em terra firme. Eles foram recebidos por agentes da delegacia local.
A Capitania dos Portos decidiu notificar o dono da embarcação para que a mesma seja submetida a vistoria ainda neste fim de semana. O catamarã tem pessoal habilitado para conduzi-la e capacidade para transportar até 20 passageiros.
Pelo fato de ter sido o segundo episódio envolvendo catamarãs na Baía de São Marcos em apenas uma semana, a Capitania decidiu realizar Vistoria Especial Determinada em todas as embarcações do tipo que transportam passageiros ao longo da próxima semana, a fim de avaliar as reais condições para continuidade da atividade.
Esse tipo de vistoria é a mais rigorosa realizada pelos órgãos de segurança do tráfego aquaviário e visa, prioritariamente, garantir a segurança dos passageiros.
Na última terça-feira, o catamarã Cristalino ficou à deriva por mais de meia hora nas proximidades da praia da Guia, na Baía de São Marcos. O mesmo transportava uma equipe de médicos de Alcântara para a capital, que foram resgatados por uma equipe da Capitania dos Portos.
A embarcação foi apreendida por apresentar irregularidades, como falta de habilitação do comandante e do auxiliar e aparelho de VHF sem funcionar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.