SÃO LUÍS - A comunidade ajudará a combater o furto de tampas de esgotos, prática comum na capital maranhense. Por conta disso, consumidores ao verem esse tipo de procedimento, denunciem o fato imediatamente à polícia ou comunique à Caema para que sejam tomadas as providências para inibir novos roubos de tampas de bueiros.
A Caema pede que as pessoas também denunciem as oficinas de ferro-velho que compram tampas de bueiro da mão de criminosos.
Só através da ajuda da própria comunidade e da polícia, será possível combater essa modalidade de roubo na capital e assim evitar perigos de acidentes.
Alternativa para inibir vândalos
A Caema já está tomando outras medidas alternativas para não só inibir como acabar com o roubo dessas tampas de poços de visitas (os esgotos sanitários).
O setor de Operação e Manutenção e Divisão de Esgotos da Caema está em contado com o Sistema Autônomo de Água e Esgotos Jacareí no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, para localizar o fabricante do material que a empresa de saneamento já utiliza em substituição aos tampões de ferro.
O material é o polietilíneo, que é parecido com PVC, pesa cerca de 37kg e suporta uma carga de 30 toneladas, igualando-se à resistência do ferro fundido.
Além disso, o tampão de polietilíneo é mais barato para a aquisição da Companhia e não desperta atração para o furto, já que não serve para se vender no mercado clandestino como se faz atualmente com o ferro-fundido.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.