BRAÍSLIA - Brasileiros residentes no exterior poderão ser eleitos deputados federais caso seja aprovado o Projeto de Lei Complementar 309/05, do deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP). Conforme o texto, deverão ser criadas quatro vagas na Câmara para candidatos que vivam na Europa (uma vaga), na América do Norte (uma), na América Latina (uma) e na África, Ásia e Oceania (uma).
Segundo Fantazzini, os cidadãos que moram no exterior são os mais fiéis divulgadores da cultura, valores e imagem do Brasil e também respondem por uma das maiores fontes de receita do País. O deputado cita dados do Banco Interamericando de Desenvolvimento (BID), dando conta de que o Brasil recebe anualmente cerca de 5,5 bilhões de dólares (cerca de R$ 12 bilhões) provenientes de remessas financeiras de brasileiros que estão no estrangeiro. "Essa população não tem direito à representação política junto ao Congresso Nacional, embora seja essa uma das suas maiores reivindicações expressadas em encontros internacionais", assinalou.
Obrigações
Para se candidatar à vaga de deputado federal, o brasileiro residente no exterior deverá comprovar que: mora na região geográfica há mais de quatro anos; tem mais de 21 anos; nunca foi condenado nem respondeu a processo penal no Brasil e no país onde reside; tem nacionalidade brasileira e viveu no Brasil por pelo menos 15 anos.
Além disso, conforme o projeto, apenas os brasileiros registrados há mais de quatro meses nos consulados e que preencham as condições
gerais para o alistamento eleitoral poderão concorrer.
Vencerá o candidato que conseguir metade mais um dos votos dos eleitores inscritos no exterior como aptos a votar. Os deputados eleitos receberão tratamento diferenciado na Câmara dos Deputados. Eles poderão ganhar verbas de gabinete menores que as pagas no Brasil e ficarão autorizados a permanecer nas regiões que representam até a metade do período da sessão legislativa anual. Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral fazer a contagem de votos nas eleições realizadas nos consulados brasileiros no exterior.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.