SÃO LUÍS - Há pelo menos 10 anos, o Largo da Igreja do Carmo, antes um dos mais belos cartões-postais de São Luís, está em pleno abandono. Calçamento depredado, canteiros quebrados, inexistência de lixeiras, bueiros destampados, além da falta de iluminação e segurança pública são os principais problemas encontrados por quem transita no local.
O relógio localizado no centro do Largo da Igreja do Cargo marca 4h30 há pelo menos sete anos. O equipamento não tem utilidade alguma a quem transita no centro da cidade. “Seria bom que este relógio funcionasse, porque evitaríamos andar de relógio e teríamos menos um atrativo para os marginais”, declarou a dona-de-casa Marta Gonçalves.
A instalação de vendedores ambulantes na área é outro agravante e mostra a falta de um plano paisagístico para aquele logradouro. No local, há vendedores de bombons, cocos, cartões, além de engraxates que dividem espaço com um centro comercial aprovado pela Prefeitura de São Luís.
“Falta organização neste local. Deve haver uma reforma geral para melhorar a vista deste ponto turístico. O turismo na cidade pode ficar comprometido caso o Largo da Igreja do Carmo não seja reformado”, disse a servente Edna Couto, acrescentando que já caiu três vezes no local, por causa do grande número de buracos no calçamento.
No ponto de táxi do Largo da igreja do Carmo, o taxista Nilton de Jesus Oliveira denunciou que à noite, o local serve de ponto de comercialização e consumo de drogas, além de ser reduto de prostituição, por causa da falta de policiamento e iluminação pública.
“Venda e consumo de drogas são ações constantes durante à noite. Assaltos sempre acontecem, principalmente, a turistas. No começo do mês, é um perigo trafegar por aqui, já que os bandidos sabem que todos recebem dinheiro nessa época. Deveria existir um trailler da Polícia Militar neste local”, sugeriu.
Atenção
Quanto ao policiamento no Largo da Igreja do Carmo, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Francisco melo, declarou: “Vamos intensificar as ações no local.
Pedirei mais atenção às guarnições que cobrem a área, bem como maior tempo de permanência das viaturas no local. Com isto, tentaremos coibir ações criminosas no local”.
A Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informou que não há projeto para reforma do Largo da Igreja do Carmo, mas que a manutenção da área verde no local está sendo feita diariamente. A Ascom ressaltou que a prioridade do Impur para este ano é o início das obras na praça D. Pedro II.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou, por intermédio de sua Assessoria de Comunicação, que todos os pontos de iluminação pública do Largo do Carmo estão funcionando. A última fiscalização teria ocorrido na noite de quarta-feira. Ainda segundo a Assessoria, a intensidade da iluminação pública que hoje funciona no Largo do Carmo é a mesma que consta do projeto elaborado em conjunto pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Governo do Estado.
Sobre o mau estado de conservação do calçamento da praça, bem como dos canteiros, a Assessoria informou que tão logo seja concluída a reforma da praça Pedro II, prevista para começar nas próximas semanas, será iniciada a recuperação do Largo do Carmo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.