SÃO LUÍS - O carcereiro da delegacia de Arari, Wellington Santos Fernandes, está sendo procurado pela polícia. Ele é acusado de fugir com a presa de Justiça Francisca Ivaneide Gusmão Sampaio, a França, por quem se apaixonou, e abrir as celas da carceragem para a fuga de todos os detentos que se encontravam no local.
Francisca Ivaneide, que responde a processos por assaltos na região de Vitória do Mearim, havia sido transferida para Arari há apenas uma semana.
O fato aconteceu na madrugada de domingo. Apesar de as celas terem ficado abertas, somente quatro dos 10 encarcerados resolveram deixar o local. Os outros optaram por permanecer na delegacia, a fim de pagarem por seus crimes na forma da lei.
De acordo com a delegada Hirana Cláudia Monteiro Coelho, o carcereiro é funcionário da Prefeitura e estava a serviço da delegacia. Caso seja encontrado, ele será preso e indiciado em inquérito policial, incurso no artigo 351, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro, por dar fuga a presos.
A detenta estava na delegacia de Vitória de Mearim, de onde foi transferida para Arari por falta de cela feminina naquele município. Ela já esteve, inclusive, recolhida ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
“Como nós temos uma cela só para mulheres, ela foi trazida para cá há uma semana”, explicou a delegada. O carcereiro teria começado a se interessar por França no dia de sua chegada e acabou seduzido pela detenta, que o convenceu a abrir sua cela e acompanhá-la na fuga.
Wellington Santos aproveitou a madrugada de domingo, quando todo o efetivo da delegacia - dois policiais civis, dois soldados PMs e um sargento - estava ocupado fazendo a segurança na praça principal da cidade, onde acontecia a Festa da Melancia, para fugir com a mulher.
Antes de saírem, porém, os dois resolveram beneficiar os outros 10 presos, deixando as três celas da carceragem abertas.
Além de França, estão foragidos Raimundo de Jesus de Lemos, Francisco Nicássio Dutra dos Santos, Carlos Pereira e Maria das Mercês Sarmento.
Ainda ontem, conforme levantamentos da polícia, Wellington Santos teria sido visto nas proximidades da sede do município, em companhia de França e de Maria das Mercês.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.