Rita é terceiro furacão mais intenso da História

Globo On Line

Atualizada em 27/03/2022 às 14h37

MIAMI - O furacão Rita, que ruma para o Texas, tornou-se o terceiro mais intenso do Atlântico em toda História e pode causar um desastre maior que a passagem do Katrina, no fim do mês passado, alertaram meteorologistas americanos.

Os ventos máximos constantes eram de 280 quilômetros por hora por volta das 4h em Houston (6h em Brasília), com rajadas mais intensas, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Essa foi a velocidade maior dos ventos do Katrina também. Mas a pressão interna registrada na noite de quarta-feira é a terceira menor de que há registro. A pressão interna é inversamente proporcional à força dos ventos. Quanto mais a pressão cai, mais o ar é sugado para o centro do furacão.

Segundo a CNN, a pressão chegou a 898 milibares, acima apenas dos 888 do furacão Gilbert, de 1988, e os 892 do furacão do Dia do Trabalho, de 1935.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.