SÃO LUÍS - O cobrador de ônibus da empresa Taguatur, Jonas Bertoldo do Vale Ribeiro, de 45 anos, matou-se no fim da manhã de ontem com um tiro na cabeça, após ter baleado sua namorada, Nilma de Jesus Pinheiro, de 24 anos.
O crime aconteceu na casa de Nilma, na rua Jasmim, 19, na Vila Paraíso. A mulher foi ferida no braço com dois tiros. O corpo de Jonas ficou deitado na cozinha da residência, próximo ao revólver calibre 38, até a chegada da perícia técnica e da viatura do Instituto Médico Legal (IML), para procederem a remoção.
Segundo informações de vizinhos e amigos, Jonas estava separado de sua companheira e mantinha um relacionamento com Nilma há algum tempo. Ele morava na avenida do Contorno, 15, no Sá Viana, e estava em férias.
Na última quinta-feira, o cobrador esteve no local de trabalho de Nilma, o setor de rádio do sistema de segurança da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde era operadora, demonstrando irritação com a suspeita dela ter furtado R$ 80,00 de sua conta bancária.
Desconfiado de que a namorada estava mantendo um relacionamento paralelo com um dos seguranças da UFMA, ele a seguiu e, ao confirmar a traição, agrediu-a.
Um dos seguranças, no entanto, possivelmente o que teria sido visto com Nilma, socorreu a jovem, agredindo Jonas, algemando e entregando-o no 16º Distrito Policial (Vila Embratel). Lá, o vigilante registrou uma ocorrência na qual a mulher figurava como testemunha.
Depois que Jonas foi liberado da delegacia, Nilma teria dito que não queria mais vê-lo, pedindo que ele não a procurasse mais em casa ou no trabalho.
O cobrador não se conformou com o fato. Na véspera do crime, ele teria contado a um amigo o que lhe acontecera na quinta-feira e dito que “isso não ficaria assim”.
Jonas teria sido visto nas proximidades da casa da namorada por todo o fim de semana. Segunda-feira, ele esteve no local à tarde, mas a jovem estava trabalhando. No fim da manhã de ontem, ele foi novamente à residência de Nilma, pedindo para que conversassem. Vizinhos revelaram que ele já havia se despedido dos amigos, dizendo que iria para Brasília, chegando a revelar que já estava com a passagem comprada. O crime já estaria premeditado.
Uma vez na casa da ex-namorada, o cobrador tentou a reconciliação, convidando a mulher para viajar com ele para Brasília. Ela teria recusado, solicitando, inclusive, que ele não voltasse mais à sua casa. Houve discussão entre os dois e Nilma teria batido com uma panela na cabeça de Jonas, que sacou da arma e efetuou os disparos contra ela.
Haviam manchas de sangue no quarto e na cozinha, demonstrando que a briga se estendeu pelo imóvel. Ao ver Nilma ferida, Jonas teria acreditado que ela iria morrer e por isso recorreu ao suicídio, com um tiro na cabeça. A mulher foi socorrida e levada para o Hospital Socorrão II, onde foi medicada, mas não corria risco de morte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.