SÃO LUÍS - O Secretário de Justiça e Cidadania, Sálvio Dino Júnior, determinou a abertura de sindicância interna para apurar a fuga de cinco presos ocorrida no final da manhã desta terça-feira (26/07) do Fórum Desembargador Sarney Costa no bairro do Calhau. Além da sindicância, o secretário pretende estimular a realização de audiências nas próprias instalações do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Uma experiência piloto, neste sentido, aconteceu no último dia 8 de julho, na CCPJ de Pedrinhas, com a realização de audiência de qualificação e interrogatório de três acusados. O ato foi presidido pelo Juiz José de Arimatéia Correia Silva, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, respondendo pela Central de Cartas precatórias da Comarca de São Luís.
Com o sucesso da experiência, a promotora de Justiça Klycia Luiza Castro de Menezes, que responde pela primeira promotoria de Justiça de Lago da Pedra, enviou ofício à Sejuc agradecendo o apoio e informando que irá sugerir a Procuradoria Geral de Justiça que outras iniciativas desta natureza sejam realizadas, como forma de aplicação do previsto no artigo 185, §1, do Código de Processo Penal.
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania as primeiras informações dão conta de que houve negligência por parte dos agentes penitenciários na fuga dos presos. “Nós vamos esperar o relatório da polícia para que seja instaurado um processo de sindicância para apurar responsabilidades dos agentes que estavam fazendo a escolta dos fugitivos” afirmou.
Os cinco detentos estavam sob a guarda de cinco agentes penitenciários.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.