SÃO LUÍS - Um dos mais queridos santos da Igreja Católica, Santo Antônio será reverenciado hoje por centenas de fiéis em sua igreja, no Centro, que costumam invocá-lo com fé e devoção.
Serão realizadas quatro missas – às 6h30, às 8h, às 12h, às 16h30, seguidas de procissão, e, logo depois, da celebração campal conduzida pelo arcebispo de São Luís, dom Paulo Ponte.
A festa de Santo Antônio este ano, iniciada no dia 1º, tem como tema “A Eucaristia, fonte da vida e da missão”.
O lema é “A missão eucarística de Santo Antônio”. Foram 12 dias de homenagens, desenvolvidas por convidados com diversos subtemas enfocando a vida do religioso e o seu amor a Jesus.
Um pouco de história
Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1.195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.
Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os 25 anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos haviam sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir os passos deles e ser um missionário.
Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália.
Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.