Paço do Lumiar debate políticas públicas para crianças e adolescentes

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h46

PAÇO DO LUMIAR - Realizada nesta quarta-feira, no município de Paço do Lumiar, uma audiência pública para debater a qualidade de vida de crianças e adolescentes desse município. O encontro foi uma iniciativa do Fórum Intermunicipal pela Criança e Adolescente (FICA), pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini (CDMP) e pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR).

Durante o encontro foram apresentadas trinta propostas elaboradas pela sociedade civil às autoridades de Paço do Lumiar.

Estiveram presentes várias autoridades no encontro, dentre elas, a secretária de Ação Social, Silvana Teixeira Baluz, Edgar Santos, presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e o Adolescente (CMDCA) e o prefeito Gilberto Aroso (PFL), que parabenizou esse tipo de iniciativa da sociedade civil.

"O compromisso é de sempre trabalhar em parceria com a sociedade nas ações que envolvam e beneficiem a criança e o adolescente", afirmou o prefeito.

Dentre as propostas apresentadas a Paço do Lumiar destacam-se a criação do conselho tutelar, a criação da secretaria de proteção ao meio ambiente e a ampliação e qualificação das redes municipais de educação infantil e fundamental.

Para selar o compromisso, Gilberto Aroso assinou a Carta de São José de Ribamar, um documento no qual a prefeitura de Paço do Lumiar se comprometeu em viabilizar com rapidez melhores condições para as crianças e adolescentes.

Carta de São José de Ribamar

Esse documento foi elaborado por trinta e três entidades da sociedade civil no III Colóquio pela Qualidade de Vida de Crianças e Adolescentes de São Luís, realizado em São José de Ribamar, nos últimos dias quatro e cinco de março.

Na carta trinta propostas que efetivem as políticas públicas nos municípios e os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Gilberto Aroso ao encerrar seu discurso lembrou que o município tem dado grandes passos, como a adesão ao programa de alfabetização Alfa e Beto, que possibilitará a educação de grande parte dos habitantes de Paço do Lumiar, além disso, também ressaltou que o Conselho Tutelar do município funcionará a partir de novembro deste ano.

Foto de Biaman Prado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.