SÃO LUÍS - A Casa da Família no Maiobão, da prefeitura de Paço do Lumiar, acaba de formar mais uma turma. Foi encerrado nesta última semana, o curso de Processamento de Polpa de Fruta. Durante cinco dias, cerca 30 pessoas aprenderam como fabricar geléias, doces, sucos concentrados e outros produtos naturais.
A secretária de Ação Social, Silvana Baluz, ressalta a importância da participação das comunidades nos cursos de capacitação. "Nessas oficinas, os participantes aprendem a manusear corretamente os alimentos e processá-los, e tudo isso vai agregar valor ao produto, passando a ter maior valor comercial", ressalta.
Marilene Gomes dos Reis e suas duas filhas participaram do curso e saíram animadas com o que aprenderam. "Do maracujá a gente aproveita tudo. Antes eu jogava a casca fora, agora sei que serve para fazer farinha torrada, que é boa para tratamento de diabetes", relata Milene Gomes, 14 anos.
Marilene, que trabalha no cultivo da macaxeira, no povoado de Tendal, já planeja aumentar a sua renda com os produtos aprendidos no curso.
"Agora, as mangas, que a gente não sabia como aproveitar, vão virar geléia, suco concentrado e polpa", enumera Marilene.
O curso faz parte do programa Federal de Atenção Integral às Famílias. Em Paço do Lumiar, o programa beneficia 300 famílias. As ações são intermediadas pela Casa da Família no Maiobão, uma referência em assistência social no município que funciona como uma ponte dos programas sociais federais, como o PETI e a comunidade.
Na casa também são realizadas ações da prefeitura como o Mutirão Social Paço em Ação.
Paralelo ao curso de processamento de polpa, a Casa da Família está estimulando o empreendedorismo, através de palestras de associativismo e cooperativismo e promovendo outros cursos.
A capacitação inclui 12 cursos, entre eles, artesanato, doces e salgados, alimentação alternativa, bijouteria e produtos de limpeza, que tiveram início em março do ano passado.
A secretária de Ação Social anuncia que está organizando um bazar, onde todos os produtos fabricados pelas famílias estarão à venda. O bazar funcionará no bairro do Maiobão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.