SÃO LUÍS - O vereador de São Luís Silvino Abreu (PMN) foi liberado na noite de sábado, após relaxamento da prisão feita pela Justiça.
O parlamentar foi preso e autuado em flagrante neste sábado 23, por porte ilegal de arma. Ele foi flagrado em uma revista feita por militares do posto policial da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Ponta da Espera.
Silvino Abreu foi conduzido ao Plantão Central da Vila Embratel, onde houve intensa movimentação de advogados, familiares, assessores, além da presença do vereador Pinto da Itamaraty, que esteve no plantão para prestar solidariedade ao colega.
A abordagem ao vereador Silvino Abreu, feita pelo cabo PM Nemias e pelos soldados Farias e Maciel, aconteceu por volta das 7h30, quando o parlamentar preparava-se para embarcar, com um carro de sua propriedade, em um ferry-boat.
A embarcação o levaria ao terminal do Cujupe, em Alcântara, de onde ele seguiria para o município de Palmeirândia, na Baixada Ocidental maranhense.
Segundo o cabo Nemias, o vereador não atendeu de pronto ao pedido dos policiais para que abrisse o porta-malas do carro, para que fosse feita a revista.
Após ligeira discussão, Abreu resolveu abrir o porta-malas, onde os policiais encontraram um revólver calibre 38, marca Rossi, com cinco munições intactas.
O cabo Nemias contou ainda que, ao pedir que o vereador apresentasse o porte de arma, o mesmo entregou um documento referente a outro revólver.
Após constatar a infração, o militar deu voz de prisão ao parlamentar, que foi conduzido ao Plantão Central da Vila Embratel em uma viatura da PM.
Ao ser apresentado à Polícia Civil, o vereador foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e permaneceu no gabinete do delegado pelo resto da manhã e início da tarde. Enquanto isso, familiares acompanhavam apreensivos na portaria da delegacia, e seus advogados mantinham uma série de contatos telefônicos.
Foi dada ainda ao parlamentar a opção de permanecer no Plantão Central da Vila Embratel ou ir para a Secretaria de Segurança Pública, mas ele preferiu ficar onde estava.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.