Petrobras Maranhão exporta diesel para Argentina

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h47

SÃO LUÍS - Pela primeira vez este ano, a Petrobras exportou óleo diesel para países da América do Sul a partir do Porto do Itaqui. No dia 12 passado foram embarcados 5,8 milhões de litros do produto para a Argentina, nos porões do petroleiro Itaperuna, de bandeira brasileira. O valor do carregamento atingiu cerca de US$ 2,5 milhões.

Segundo o gerente Setorial de Comercialização, Rogério Ferreira da Silva, a exportação de derivados tem dupla importância estratégica: contribuir para aumentar o superávit da balança comercial brasileira e abrir oportunidades de novos negócios para o Maranhão.

“Mesmo o Estado não sendo produtor de petróleo, a referência internacional como pólo exportador abre caminho a interesses comerciais diversos”, destaca. Há anos a unidade Petrobras é importante entreposto de abastecimento de derivados, em especial o diesel, para Estados das regiões Norte e Nordeste.

Exportações de derivados não são comuns no Estado. Em geral ocorrem quando um dos pólos supridores do eixo Sul-Sudeste, em função da demanda em alta, enfrenta dificuldade momentânea em cumprir contratos comerciais. A unidade registra operações de bunker (abastecimento de navios), nos primeiros meses do ano, envolvendo 37.935 toneladas de diesel.

O Porto do Itaqui deve receber em maio vários navios nacionais e estrangeiros, com possível carga total acima de 400 milhões de litros de óleo diesel. A princípio, 55% da carga seguirão para o Norte e Nordeste, e outros 45% vão abastecer o mercado interno.

Levantamento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) mostra que exportações de diesel para o mercado internacional atingiram 101.938 toneladas em 2004. Os países da América do Sul dominaram esse mercado.

A líder absoluta de compras foi a Argentina (64.154t), seguida do Paraguai (31.855t) e Uruguai (9.929t).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.