BNDES terá liberação de recursos automática para clientes tradicionais, diz Mantega

Alana Gandra, Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h49

RIO - O Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, anunciou hoje na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, que a partir de abril entrará em prática o rito sumário, mecanismo que permitirá liberações de recursos quase automáticas para grandes empresas que sejam clientes tradicionais do banco.

Mantega explicou que o rito sumário se aplicará aos clientes do BNDES que já possuem uma carteira de projetos em andamento e um cadastro considerado "perfeito" porque sempre pagaram em dia. "Nós vamos facilitar o desembolso para essas empresas. É como se elas tivessem uma conta corrente, um cheque especial que você vai lá e pode sacar sem mal avisar o banco", explicou.

Mantega afirmou que a Companhia Vale do Rio Doce poderá ser uma das empresas beneficiadas pelo rito sumário porque "é uma empresa segura, tem muitos projetos para serem postos em prática". No entanto, se a empresa apresentar um projeto diferente do seu ramo de atuação, haverá uma avaliação detalhada, ressaltou o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.