Crianças que aprendem música cedo são melhores em matemática

Agência Lusa

Atualizada em 27/03/2022 às 14h49

SÃO PAULO - As crianças que aprendem música muito cedo têm maiores probabilidades de se tornarem bons alunos de matemática, afirmou hoje a presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, comparando o cérebro a um músculo que deve ser exercitado.

Como "a música é algo muito importante para o cérebro", foi escolhida como tema para as comemorações da 10ª edição da Semana Internacional do Cérebro em Portugal, que começa amanhã em Lisboa.

Ana Maria Sebastião, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, que organiza a iniciativa em colaboração com a Ciência Viva, explica a relação entre a música e o cérebro. "A música é uma atividade que envolve várias áreas cerebrais ao mesmo tempo, trata-se de uma linguagem codificada universal que envolve também emoção, prazer e afetos".

Trata-se, por isso, de uma actividade integradora, continuou a neurocientista --que trabalha no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa-- que pode servir de "treino muito precoce" do cérebro.

"A aprendizagem num nível precoce da música facilita, por isso, a aprendizagem de várias matérias, como a matemática", explicou, comparando o cérebro a um músculo que, se não for exercitado, atrofia.

A relação está estabelecida e constatada, e aponta no sentido de uma "facilitação e melhor aprendizagem" desta disciplina, muitas vezes problemática para os alunos.

"A audição da música e a sua execução [tocar um instrumento] envolve muitas áreas cerebrais, e o cérebro quanto mais for executado, mais capaz é de aprender coisas", disse.

Por isso, ela defende um maior investimento no ensino precoce de atividades que sirvam para estimular precocemente o cérebro.

"Países onde o ensino da música é bastante cuidado são países com grau de desenvolvimento socioeconômico e de escolaridade bastante elevados", justificou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.