LÍBIA - A companhia nacional de petróleo da Líbia realizou seu primeiro leilão de concessões de exploração de petróleo e gás aberto a empresas estrangeiras.
Entre as empresas que ganharam contratos de exploração está a Petrobras. Companhias americanas obtiveram onze das quinze concessões oferecidas.
Com a medida, empresas americanas, como Occidental e Chevron Texaco, irão retornar à Líbia pela primeira vez em mais de 20 anos.
Companhias petrolíferas e de gás da Europa não receberam nenhuma das licenças de exploração.
Um total de 120 companhias de todo o mundo se inscreveram para o programa de exploração, mas apenas 63 entraram na seleção final.
Reservas
A Líbia conta com as maiores reservas petrolíferas da África e é o sétimo país da lista dos dez maiores da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo).
A nação africana produz 1,6 milhão de barris por dia, mas pretende ampliar sua capacidade para 2,1 milhões até o final da década.
O país vem buscando investimentos internacionais desde que as sanções contra o governo de Trípoli foram derrubadas.
O fim das sanções se deu após o presidente líbio, Muammar Khadafi, ter anunciado que seu país havia aberto mão do projeto de desenvolver armas de destruição em massa.
Até recentemente, os Estados Unidos proibiam o comércio com o país, inclusive a importação de petróleo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.