RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar com R$ 39,2 milhões o projeto de ampliação da capacidade de co-geração de energia elétrica a bagaço de cana da Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S/A, no estado de São Paulo. A produção será ampliada em 200%, passando dos atuais 25 MW (megawatts) para 75 MW brutos, de acordo com informação da assessoria de imprensa do BNDES.
O crescimento líquido será de 46 MW de energia, dos quais 18 MW serão comercializados com a Eletrobrás e 7 MW com a Eletropaulo. Os 18 MW restantes poderão ser vendidos no mercado à vista ou até diretamente ao cliente que esteja interessado na operação. Outros 3 MW serão absorvidos pela usina.
Além de resultar em ganho de eficiência para a Usina Cerradinho no aproveitamento do bagaço de cana para geração de calor e energia elétrica, o projeto elevará também a oferta nacional de energia distribuída de fonte renovável, representando complemento sazonal aos recursos hídricos, tendo em vista que irá gerar energia no período de maio a outubro, considerado de seca na região Sudeste. Os recursos serão concedidos no âmbito do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Fontes Alternativas de Energia (Proinfa).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.