SÃO LUÍS - O candidato do PFL, Luís Fernando Silva, aumentou sua vantagem em relação ao segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São José de Ribamar, segundo pesquisa do Instituto Escutec, divulgada ontem. Ele tem agora 43,59% das intenções de votos, contra 40,46% do candidato do PDT, Julinho Matos. O concorrente do PSDB, Alberto Franco, aparece com 8,06%.
Ainda de acordo com a Escutec, o número de eleitores indecisos em São José de Ribamar é de 6,25%. Outros 1,64% não pretendem votar em nenhum dos candidatos.
A Escutec ouviu 608 eleitores ribamarenses nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento da Escutec foi registrado na 47ª Zona Eleitoral sob o nº 2071/2004.
O candidato Luís Fernando Silva mostrou forte desempenho na reta final da campanha, mantendo-se à frente do pedetista Julinho Matos, que já foi prefeito de Ribamar. Após o resultado da pesquisa Escutec, o pefelista consolidou-se na liderança e aumentou ainda mais as chances de se eleger neste domingo.
Por outro lado, a pesquisa mostra a falta de competitividade da candidatura do deputado Alberto Franco. Ele não conseguiu superar a casa dos dois dígitos nas intenções de voto, mesmo levando-se em consideração a margem de erro. A pesquisa Escutec, no entanto, fortalece a presença de Franco em Ribamar numa disputa pela reeleição à Assembléia Legislativa, em 2006.
Além de estar atrás nas pesquisas, Julinho Matos – que já teve a candidatura suspensa pela Justiça Eleitoral e se mantém sub judice na disputa – foi alvo de grave denúncia feita pela coligação “Humana e Social”, de que teria tentado comprar votos de eleitores de um dos bairros de Ribamar.
A denúncia foi encaminhada ao juiz eleitoral Márcio Brandão, que deve se posicionar já na próxima semana. A coligação pede a cassação do registro de candidatura de Julinho – ou do diploma, se ele for eleito – além de multa para ele e seu vice, José Santiago.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.