SÃO LUÍS - Um grupo de mulheres da Vila Tammer, no Araçagy, recebe a unidade laboratorial móvel da Fundação Antonio Jorge Dino, onde serão feitos exames preventivos do câncer do colo uterino.
A ação, intitulada “Sociedade Solidária, Comunidade Saudável”, acontece em parceria com a Igreja Batista do Getsêmani, que solicitou a unidade móvel à única instituição de saúde no estado que trabalha com pacientes vítimas do câncer.
O trailer, utilizado freqüentemente pela Fundação nas campanhas de prevenção do câncer do colo uterino, é equipado com uma mesa ginecológica e todos os demais elementos comuns aos consultórios tradicionais.
Durante todo o dia, duas enfermeiras da Fundação farão os exames, sendo que uma delas fará a coleta citológica para o exame ginecológico. Feito no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello – IMOAB, o exame tem poder preventivo essencial. Caso seja detectado o câncer, a paciente será encaminhada para tratamento no próprio IMOAB – com radioterapia ou quimioterapia. Quanto mais cedo isso acontecer, maiores são as chances de cura.
A unidade móvel da Fundação Antônio Jorge Dino presta esse tipo de atendimento há cinco anos em comunidades carentes e distantes, possibilitando o acesso à medicina preventiva a pessoas que têm dificuldades para chegar às unidades fixas – não só pela distância, mas também pela desinformação e pelas condições inapropriadas de vida.
O atendimento na Vila Tammer, no Araçagy, acontece das 8h às 17h.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.