SÃO LUÍS - O procurador-geral de justiça do Maranhão, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, recebeu, nesta terça-feira, dia 27, relatório elaborado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável que aponta irregularidades no uso dos recursos do Pronaf nas cidades de Codó e Santana do Maranhão.
O documento foi entregue ao procurador-geral pela secretária de agricultura, Conceição Andrade, acompanhada do presidente da Fetaema, Domingos Albuquerque Paz e de um representante do Banco do Nordeste.
De acordo com o documento, os recursos do Pronaf, voltados especificamente para projetos na área de agricultura familiar, estão sendo utilizados para fins políticos em Codó e em Santana do Maranhão estudantes estão tendo acesso ao crédito.
O procurador-geral de justiça garantiu que sua assessoria fará uma análise minuciosa da documentação para verificar as atribuições do Ministério Público Estadual na matéria em questão.
“Vamos analisar a documentação e o que estiver no âmbito do Ministério Público Estadual, com certeza, será profundamente investigado para que sejam tomadas todas as medidas e os envolvidos punidos”, garantiu. Disse ser inaceitável o desvio de finalidade de um importante programa voltado para apoiar o agricultor maranhense.
A secretária de Agricultura disse que a situação é preocupante e que essa prática terá que ser coibida para evitar que isso aconteça em outros municípios maranhenses. “O Pronaf é um programa cujo crédito tem finalidade específica, que é estimular a agricultura familiar”, acrescentou. Cópias da documentação serão encaminhadas, segundo a secretária, ao Ministério de Agricultura.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.